Com a palavra… a profissional

Laura Vasconcelos e Nathália Souza

Nutricionista Ana Flávia Martins Silva

O objetivo desta entrevista é colaborar para um consumo consciente e equilibrado dos alimentos. Assim, buscamos informar o leitor de forma simples, com dicas práticas sobre como se alimentar bem, gastando pouco tempo e dinheiro e ainda colaborando com o meio ambiente.

A nutricionista clínica Ana Flávia Martins Silva se formou na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e seu TCC falou sobre o monitoramento do estado nutricional e do estilo de vida de estudantes universitários de uma instituição pública de ensino em Minas Gerais.

Confira a entrevista:

Nathália e Laura: O que você diria ser uma alimentação saudável e balanceada?

Ana: Alimentação saudável é aquela que garante todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento de todos os órgãos do corpo. Ela deve ser composta, em sua maioria, por alimentos naturais, sem aditivos químicos como corantes e conservantes; por alimentos integrais, que são ricos em fibras e com alto teor de vitaminas e minerais, retirados durante o refinamento dos produtos. Para uma dieta saudável e balanceada, deve-se suprir as necessidades energéticas do indivíduo, evitando exageros ou dietas hipocalóricas.

N e L: O uso de produtos industrializados, somente, traz que tipo de complicação para a saúde?

Ana: O excesso de alimentos industrializados leva a uma ingestão exagerada de aditivos químicos, como conservantes, corantes, saborizantes e adoçantes, que entram no organismo e agem como xenobióticos (substâncias estranhas). Estes podem causar diversas reações prejudiciais ao organismo, como alergias alimentares, aumento do risco de doenças cardiovasculares, aumento do risco de câncer (principalmente o gástrico e de intestino), e as toxinas liberadas podem causar danos neurológicos. Além disso, alimentos industrializados tendem a acidificar o organismo, essa acidificação do pH sanguíneo pode levar à redução da massa óssea e muscular, e formação de cálculos renais.

N e L: Existe comprovação de que alimentos orgânicos são mais benéficos à saúde?

Ana: Agrotóxicos são importantes fontes de toxinas prejudiciais à nossa saúde. Estas substâncias se acumulam em nosso organismo, principalmente tecido adiposo (gordura) e pode ser considerado carcinogênico, além de atuarem no sistema nervoso central, n0 sistema reprodutor e no sangue. Portanto, sabemos que alimentos cultivados sem uso de agrotóxicos não apresentam riscos à saúde do consumidor e do produtor, além de conter maior teor de fitoquímicos (químicos ou nutrientes provenientes de vegetais)que promovem proteção ao organismo.

N e L: Quais os principais nutrientes preservados quando não se usa agrotóxicos nos alimentos?

Ana: Estudos são controversos com relação à preservação de nutrientes em alimentos orgânicos. Sabemos que o teor de compostos bioativos presentes em alimentos nos quais não foi utilizado agrotóxico é maior. Estes compostos bioativos, ou fitoquímicos são formados pelo alimento para sua defesa natural, e na presença de agrotóxicos, a defesa natural não é necessária. Os fitoquímicos possuem ação antioxidante no nosso organismo, neutralizando radicais livres que causam males à saúde, como câncer e doenças cardiovasculares. Sabe-se que os alimentos orgânicos possuem também menor teor de água, o que proporciona maior concentração dos nutrientes.

Confira algumas dicas rápidas e práticas para uma dieta equilibrada. 

Anúncios

Um Comentário

  1. Pingback: Onde encontrar alimentos orgânicos na cidade? | Antes do fim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: