Águas passadas

Íris Zanetti e Tácito Chimato

“No córrego, pescávamos lambari, e logo ali acima havia um moinho d’ água”, conta o aposentado Alípio Faria, enquanto aponta para um lado da atual Avenida do Catete. Ele tem 79 anos e foi o primeiro comerciante da via.

Mas, dá para acreditar ou imaginar um lugar bucólico no lugar daquela ponte mal planejada, do trânsito desenfreado e dos pedestres que não têm uma faixa para atravessar? Numa narrativa poética, Alípio descreve a época em que mulheres lavavam roupas no Ribeirão do Carmo.

“Desde os cinco ou seis anos de idade, conheço a Avenida do Catete. Vivo aqui há mais de 30 anos. Antes era tudo diferente. Aqui era tudo gramado, os tropeiros traziam os cavalos aqui para beber água. No pátio do colégio – o Colégio Padre Avelar – havia uma fonte onde as mulheres vinham lavar as roupas. Antes a estrada que ligava à Passagem e a Ouro Preto passava do lado da igreja São Pedro. Nos anos 40 abriram a rua, não era uma avenida. Não tinha nenhuma casa, só duas menores: uma na altura da São Pedro e outra menor na altura da rodoviária”.

DSC_0909

Alípio assistiu da janela de casa as construções e reformas mal planejadas da Avenida e também é vítima da falta de mobilidade para pedestres. Essa viagem no tempo dá à reportagem o ponto de partida para reconstrução da história do Catete e ajuda a construir depoimentos acerca da problemática que a via levanta entre usuários – motoristas ou pedestres.

Veja fotografias da Avenida do Catete na década de 90 e compare as mudanças que ela sofreu até hoje.

Anúncios

  1. Pingback: (A)tenção! Cuidado ao atravessar | Antes do fim

  2. Pingback: Imagens históricas | Antes do fim

  3. Pingback: (A)tenção! Cuidado ao atravessar | Antes do fim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: