Onde encontrar alimentos orgânicos na cidade?

Laura Vasconcelos e Nathália Souza

Feira

Créditos das fotos: Laura Vasconcelos.

A busca por uma vida mais saudável em Mariana começa no sábado: é dia de feira! A partir das 7h da manhã já se encontram no Centro de Convenções, cerca de 20 estruturas montadas e carregadas de produtos naturais. As barraquinhas dos feirantes garantem muito mais que legumes e verduras: uma variedade de nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.

Aos 67 anos, o senhor Waldir Pollack, morador do subdistrito de Mariana, Paracatu de Baixo, tem sua barraquinha na feira há 13 anos. A ideia surgiu após a morte de sua esposa, vítima de câncer aos 40 anos. Assim, Sr, Waldir descobriu que alimentos orgânicos poderiam ajudar na prevenção de doenças como o câncer. Esse foi o incentivo que o levou a conhecer melhor a produção de verduras e legumes sem agrotóxico.

Na busca para melhor compreender o processo de plantação de orgânicos, ele conheceu uma médica veterinária e instrutora do SENAR, Michelle Azevedo. Juntos pensaram em um projeto de criação de cursos, aliando técnicas, literatura e prática, que capacitasse e desse uma nova oportunidade aos moradores da zona rural.

O modelo de plantação escolhido por Sr. Waldir é o realizado por meio de compostagem, biofertilizantes e solução de cebolinha, que recupera as hortaliças danificadas. Ele descartou o modo de produção hidropônico por não ser economicamente viável e não ser totalmente isento de química. Razão esta que fez com que outros produtores, como Ronaldo e seu pai, no ramo há mais de 10 anos, abandonassem o plantio.

Cultivando as hortaliças na terra e utilizando soluções naturais na conservação delas, Waldir garante uma grande quantidade de verduras e legumes para cada final de semana na feira. Sua plantação é de 600 metros cobertos, por isso, ele precisa de mais seis colaboradores.

Nesse ritmo, todos os sábados Sr, Waldir oferece mais de 40 tipos de hortaliças (cinco tipos de alface, almeirão, azedinho, chicória, repolho, etc.) para seus fiéis consumidores. Ele garante que a busca para uma melhor qualidade de vida é o que promove suas vendas. “O que me fez querer ser feirante foi a preocupação com a saúde das pessoas. Alimentos orgânicos são sem dúvida mais saudáveis”.

Do lado de fora da barraca, está Perpétua Mendes Correia de 49 anos, moradora de Ouro Preto. Mesmo tendo uma horta caseira, onde planta alguns legumes, ela faz questão de ir à feira aos finais de semana, completar o que falta em sua plantação. Inclusive o feijão, que ela já não compra mais em supermercados. Perpétua diz que sempre buscou uma alimentação saudável e que não consome muitos produtos industrializados. Ela conta feliz que seu único problema de saúde é a pressão alta e atribui a boa saúde à alimentação saudável.

Quem pensa que os orgânicos só podem ser encontrados nas feiras e nas hortas comunitárias se engana. Uma das alternativas são os supermercados da cidade, onde esse tipo de produto é proveniente de distribuidoras da região. Uma delas é a Benassi Minas, que embala os alimentos picados e lavados de forma simples que facilita o preparo das refeições.

Você que leva uma vida corrida e diz não ter tempo para se alimentar bem já não tem mais desculpas para comer no fast food. Uma pequena horta caseira ou uma rápida visita à feira ou ao supermercado da sua cidade são atitudes fáceis que podem te ajudar a ter uma alimentação balanceada e afastar os males da vida moderna.

Confira a entrevista com a Nutricionista Ana Flávia e se informe sobre alimentação saudável.

Anúncios

  1. Pingback: Cuide da sua saúde e do planeta! | Antes do fim

  2. Pingback: Visita à plantação do Sr. Waldir | Antes do fim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: