Consumo Ético?

Paulo Victor Fanaia Teixeira

Image

Foto: Reprodução do site oficial da Pepsico

No café da manhã, Nescafé, Quaker, Neston, Toddy. No almoço, uma Coca-Cola. Um Trident, um Gatorade, um Cheetos. Até mesmo no próprio banheiro, Pampers, Johnson&Johnson, Loreal. Na hora da sopa Maggi, na hora do futebol , Sprite, Sky, Intel, McDonalds, Pepsi, os filmes da Fox, da Disney, National Geographic, a Sara Lee, a CNN, a Time, a The Sun! Uffa!

Diariamente, são apresentados para nós uma enxurrada de produtos nas lojas, esperando por nossa compra. Alguns dizem fazer bem para a saúde, outros fazem mal, alguns contêm gorduras trans, outros não.

Mas, já parou para pensar a que organizações pertencem essas marcas? Ou melhor, para onde vai o dinheiro desses produtos quando os compramos? É possível que um aparentemente ingênuo suco em pó para preparo ou um chocolate de 15 gramas possa financiar uma guerra no Oriente Médio? As batatas, o iogurte e o café financiarem soldados promovendo banhos de sangue?

A proposta inicial dessa reportagem é deixar em você, leitor, esta pulga atrás da orelha. Decidimos levantar esses questionamentos para alguns alunos de jornalismo da UFOP, que deram respostas contundentes e interessantes que, longe de mostrar alguma ingenuidade, são críticos na medida do que as informações nos permitem.

Alguns desses relatos foram registrados, como de César Raydan Diab e Fábio Lizardo, respectivamente, em vídeo. Confira o resultado:

Anúncios

Sobre UnderlinePV

"Sei o que faço, Amo o que faço e faço bem" Paulo Victor Fanaia é Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: