Ciclo patrulha e a bicicleta como veículo de trabalho na PM de Mariana

Bruna Mattos e Mariana Mendes

Image

Na primeira parte da reportagem, comentamos sobre a versatilidade da bicicleta. Como exemplo, temos o Ciclo Patrulha, que é um programa da Polícia Militar de Minas Gerais que se destina a realizar a ronda diária, utilizando como veículo a bicicleta. O programa existe desde abril de 2012 na cidade de Mariana e tem agradado tanto aos policiais, quanto à população,  já que a bicicleta permite uma interação maior entre as partes.

A patrulha promove um contato permanente entre os policiais e a área comercial de Mariana. É um programa de prevenção e, entre as atividades exercidas, está a abordagem de indivíduos suspeitos, quando necessário. O horário da ronda é das 10n às 17h. Os policiais transitam pelas ruas do centro histórico, já que nos outros bairros o deslocamento é prejudicado pela geografia local.

O soldado Renato Luiz (35) considera que essa poderia ser uma alternativa de transporte sustentável, mas alerta sobre a responsabilidade dos governantes em realizar obras que permitam o deslocamento adequado à população, como ciclovias. Segundo ele, é preciso haver incentivo da bicicleta como meio de locomoção, já que esse é um transporte viável e que coopera para a fluidez do trânsito.

Em média, os soldados do Ciclo Patrulha pedalam 35 km por dia. Dependendo das atividades que realizam, podem percorrer um pouco mais ou menos. O soldado Luiz já praticava o ciclismo antes de começar o trabalho da patrulha, mas a proposta o agradou: “Pude conciliar o esporte e a profissão”.

As bicicletas utilizadas pelos soldados são de modelo comum sem artefatos, diferentes das usadas por ciclistas profissionais. O soldado Luiz faz um alerta sobre o fato de a bicicleta ser um veículo que deve seguir as normas de trânsito vigentes. Além de economicamente viável, seu uso consciente pode cooperar para uma vida mais saudável e ajudar a desafogar o trânsito da região.

Veja mais sobre problemas de mobilidade.

Anúncios

Um Comentário

  1. Pingback: Bicicleta como transporte em Mariana | Antes do fim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: