Uma brasileira em terras lusitanas

Quando se pensa em intercâmbio internacional de imediato vem a ideia: aprender um novo idioma, entretanto, ao contrário do que se pensa, essa experiência pode ir muito além. Acima do crescimento pessoal e da experiência com diferentes culturas, tenho recebido formação profissional complementar, o que tem expandido a minha compreensão sobre a minha carreira profissional e o meu papel na sociedade, relata Milena Kellen. Leia, a seguir, a entrevista que Milena,  21 anos, estudante de Engenharia Metalúrgica da Universidade de Ouro Preto, concedeu ao blog Antes do Fim.

Sarah Gonçalves- O choque cultural foi muito grande?

Milena Kellen-  O choque cultural foi grande. As expectativas antes da viagem eram de encontrar um país bastante diferente, porém com um ar de “casa”, já que teoricamente falamos a mesma língua. Eu estava enganada. Os primeiros dias em Portugal mostraram que a comunicação não seria tão simples quanto parecia.

SG- O português de Portugal tem muita diferença com o brasileiro?

MK – A forma de falar, alguns vocábulos diferentes e expressões por vezes impediram a compreensão. E se eu estivesse um pouco distraída, certamente confundiria o que os portugueses diziam com qualquer outra língua, menos a minha. Como o passar do tempo, essas diferenças foram diminuindo. Fui aprendendo a cada dia a desvendar o modo português de dizer as coisas, além de mostrar a eles o que os brasileiros costumam dizer a respeito. A troca de experiências é fantástica!  Está sendo uma oportunidade única de conhecer e vivenciar uma cultura riquíssima, que fortemente influenciou-nos, e que hoje é bastante influenciada por nós. Tem muito de Portugal no Brasil, mas também tem muito do Brasil em Portugal. São diferenças e semelhanças, novas descobertas a cada dia que tornam a experiência de um intercâmbio ainda mais enriquecedora!

Os portugueses são encantadores, inteligentes, e super receptivos (ao contrário do estereótipo europeu que criamos). Portugal tem uma cultura riquíssima, um povo prestativo e paisagens apaixonantes, além de muitas oportunidades para trocar experiências e conhecimento.

SG- Você acredita que está experiência vai enriquecer seu currículo profissional?

 

Milena Kellen-  A experiência de mobilidade acadêmica proporciona um ambiente de culturas completamente diferentes, onde é preciso aprender a respeitar o próximo e aprender com ele, buscando o crescimento de ambos. E é exatamente isso que faremos mais tarde, quando estivermos exercendo nossas respectivas profissões: trataremos com pessoas diferentes, e essa é uma oportunidade única para começar a aprender a lidar com tudo isso.

SG- O que você pode apontar como mais enriquecedor dessa experiência?

Milena Kellen-  Hoje, depois de seis meses de intercâmbio, já pude aprender muito, e ensinar algumas coisas também. Tem sido uma experiência extremamente enriquecedora e gratificante. Acima do crescimento pessoal e da experiência com diferentes culturas, tenho recebido formação profissional complementar, o que tem expandido a minha compreensão sobre a minha carreira profissional e o meu papel na sociedade. Por frequentar uma instituição de ensino superior diferente da minha universidade de origem, é inevitável que os métodos de ensino sejam diferentes, proporcionando formação complementar pela ênfase em áreas diferentes. Por exemplo, na UFOP, abordamos todos os assuntos com base em cálculos e princípios físicos e químicos. Aqui na FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), a ênfase maior é no processo e nas componentes práticas. Todos os alunos são encorajados a desenvolver projetos nos laboratórios da faculdade, tendo contato direto com materiais que farão parte de suas vidas após a graduação. São vertentes diferentes que se complementam e corroboram para formação de um profissional mais completo.Estádio do Dragão, no jogo da Champions League

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: