Quais foram os acontecimentos mais marcantes? – Parte III

Fernanda Mafia e Rafa Buscacio

E a nossa série série que destaca os acontecimentos mais relevantes continua!

Confira as postagens anteriores clicando aqui e aqui.

 

2006

30 de Março – Marcos Pontes torna-se o primeiro astronauta brasileiro.

No dia 30 de março, Marcos Pontes tornou-se o primeiro brasileiro a ir ao espaço, em uma missão batizada de “Missão Centenário”. Hoje ele é tenente-coronel reservista da Força Aérea Brasileira.

O astronauta Marcos Pontes

O astronauta Marcos Pontes

7 de Agosto – Sancionada no Brasil a Lei Maria da Penha. 

A Lei Maria da Penha permitiu maior nas punições das agressões contra a mulher. O nome da lei é uma homenagem a farmacêutica Maria da Penha Maia Fernades, que foi espancada diariamente pelo marido durante 6 anos. Por duas vezes ele tentou assassina-la, deixando-a paraplégica.

 

2007

9 a 13 de Maio: Visita do Papa Bento XVI às cidades de São Paulo e Aparecida

Com o objetivo de dar início a  Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, que aconteceu no Santuário de Aparecida, o Papa Bento XVI esteve no Brasil e visitou São Paulo e Aparecida. Na oportunidade, Bento XVI canonizou Frei Galvão, que tornou-se o primeiro santo nascido em território brasileiro.

17 de julho – Acidente do voo TAM 3054, em São Paulo

Um avião da TAM ultrapassou os limites da pista do Aeroporto de Congonhas e chocou-se contra um depósito de cargas da própria TAM. 187 pessoas estavam na aeronave no momento do acidente, dentre passageiros e tripulantes. Mais 12 pessoas morreram no solo, totalizando 199 mortos. Acredita-se que o acidente tenha acontecido por falha humana.

Acidente da TAM voo 3054.

Acidente da TAM voo 3054.

 

2008

No ano de 2008 dois casos de assassinato chocaram o Brasil. No dia 29 de março, o assassinato da menina Isabella Oliveira Nardoni, e no dia 19 de outubro de Eloá Cristina Pimentel, ambos em São Paulo. Os dois casos foram marcados por grande comoção nacional e ampla cobertura por parte de jornais e programas de TV.

Isabella Nardoni, de apenas 5 anos, foi encontrada ferida após ter sito atirada do sexto andar do Edifício London. A menina foi socorrida pelos bombeiros, mas morreu a caminho do hospital. O pai, Alexandre Nardoni, e a madrasta, Ana Carolina Jatobá foram condenados pelo crime, e vão ficar presos 31 e 26 anos, respectivamente.

Eloá Pimentel, então com 15 anos, foi mantida refém em sua própria residência por seu ex-namorado, Lindemberg Alves. No apartamento também estava Nayara Silva, amiga de Eloá, que foi libertada, porém voltou ao cativeiro para dar continuação a negociação. Após mais de 100 horas de sequestro, a Tropa de Choque da Polícia Militar invadiu o apartamento. Em reação, Lindemberg atirou nas vítimas, ferindo Nayara e Eloá. Eloá veio a falecer 5 dias depois do início do sequestro de morte cerebral. Lindemberg Alves foi condenado a 98 anos de prisão pelos crimes cometidos, mas ficará preso por, no máximo, 30 anos, já que a legislação brasileira não permite que um cidadão permaneça preso por mais de 30 anos.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: