Quais foram os acontecimentos mais marcantes? – Parte III

Fernanda Mafia e Rafa Buscacio

E a nossa série série que destaca os acontecimentos mais relevantes continua!

Confira as postagens anteriores clicando aqui e aqui.

 

2006

30 de Março – Marcos Pontes torna-se o primeiro astronauta brasileiro.

No dia 30 de março, Marcos Pontes tornou-se o primeiro brasileiro a ir ao espaço, em uma missão batizada de “Missão Centenário”. Hoje ele é tenente-coronel reservista da Força Aérea Brasileira.

O astronauta Marcos Pontes

O astronauta Marcos Pontes

7 de Agosto – Sancionada no Brasil a Lei Maria da Penha. 

A Lei Maria da Penha permitiu maior nas punições das agressões contra a mulher. O nome da lei é uma homenagem a farmacêutica Maria da Penha Maia Fernades, que foi espancada diariamente pelo marido durante 6 anos. Por duas vezes ele tentou assassina-la, deixando-a paraplégica.

 

2007

9 a 13 de Maio: Visita do Papa Bento XVI às cidades de São Paulo e Aparecida

Com o objetivo de dar início a  Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, que aconteceu no Santuário de Aparecida, o Papa Bento XVI esteve no Brasil e visitou São Paulo e Aparecida. Na oportunidade, Bento XVI canonizou Frei Galvão, que tornou-se o primeiro santo nascido em território brasileiro.

17 de julho – Acidente do voo TAM 3054, em São Paulo

Um avião da TAM ultrapassou os limites da pista do Aeroporto de Congonhas e chocou-se contra um depósito de cargas da própria TAM. 187 pessoas estavam na aeronave no momento do acidente, dentre passageiros e tripulantes. Mais 12 pessoas morreram no solo, totalizando 199 mortos. Acredita-se que o acidente tenha acontecido por falha humana.

Acidente da TAM voo 3054.

Acidente da TAM voo 3054.

 

2008

No ano de 2008 dois casos de assassinato chocaram o Brasil. No dia 29 de março, o assassinato da menina Isabella Oliveira Nardoni, e no dia 19 de outubro de Eloá Cristina Pimentel, ambos em São Paulo. Os dois casos foram marcados por grande comoção nacional e ampla cobertura por parte de jornais e programas de TV.

Isabella Nardoni, de apenas 5 anos, foi encontrada ferida após ter sito atirada do sexto andar do Edifício London. A menina foi socorrida pelos bombeiros, mas morreu a caminho do hospital. O pai, Alexandre Nardoni, e a madrasta, Ana Carolina Jatobá foram condenados pelo crime, e vão ficar presos 31 e 26 anos, respectivamente.

Eloá Pimentel, então com 15 anos, foi mantida refém em sua própria residência por seu ex-namorado, Lindemberg Alves. No apartamento também estava Nayara Silva, amiga de Eloá, que foi libertada, porém voltou ao cativeiro para dar continuação a negociação. Após mais de 100 horas de sequestro, a Tropa de Choque da Polícia Militar invadiu o apartamento. Em reação, Lindemberg atirou nas vítimas, ferindo Nayara e Eloá. Eloá veio a falecer 5 dias depois do início do sequestro de morte cerebral. Lindemberg Alves foi condenado a 98 anos de prisão pelos crimes cometidos, mas ficará preso por, no máximo, 30 anos, já que a legislação brasileira não permite que um cidadão permaneça preso por mais de 30 anos.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: