Crianças da guerra

Criança paraguaia feita prisioneira presta serviço a oficial brasileiro

Criança paraguaia feita prisioneira presta serviço a oficial brasileiro

por Aprigio Vilanova

O governo imperial brasileiro utilizou crianças como soldados na Guerra do Paraguai (1864 a 1870), é o que afirma o professor Fábio Pestana Ramos, no artigo publicado no site Para Entender a história.

O estudioso afirma que nesta época “levas e mais levas de crianças pobres foram jogadas nas ruas do império” isto se deveu as leis que foram paulatinamente promulgadas pelo Império e que criou grande contingente de crianças libertas perambulando pelas ruas.

É nesse contexto que o Império recruta estas crianças forçadamente para atuarem na Guerra do Paraguai. Ele afirma que: “Muitos pais tentarem esconder os filhos para evitar que fossem recrutados, ou subornaram os oficiais da policia ou do exército que revistavam as casa em busca de crianças, pois se sabia que servir na guerra era morte certa”.

As crianças recrutadas eram pobres e em sua maioria descendentes de escravos e foram para atuar nas mais funções mais perigosas. Ramos destaca: “principalmente no manejo de canhões, onde não tinham nenhuma arma para se defenderem a não ser o canhão manejado”.

A iniciativa do Governo Imperial tinha como objetivo ‘limpar’ as ruas das cidades que estavam cheias de crianças abandonadas perambulando, mas para Ramos a iniciativa não resolveu o problema “No entanto, terminada a guerra do Paraguai, as famílias pobres continuaram a ser numerosas e deram conta de rapidamente voltar a povoar as ruas”.

Podemos encontrar origens da exploração infantil desde a colonização, mas a utilização de soldados-crianças na Guerra do Paraguai foi um fato inédito na história brasileira.

Crianças paraguaias

O Paraguai também utilizou crianças nas suas fileiras, estima-se que cerca de 4 mil crianças paraguaias foram mortas durante o conflito.

Veja a iconografia da Guerra do Paraguai produzida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: