Bastidores – A experiência de apurar a saúde no Brasil

Marcelo Nahime Jr.

Desde o mês de janeiro, comecei a trabalhar em cima do tema “Sistema de Saúde Pública” no município de Mariana, Minas Gerais. No começo, eu e minha companheira de equipe, Luma Saboia, corremos atrás de dados acerca da saúde em Mariana. Depois, no Estado de Minas Gerais, e também no país.

Não esperávamos, mas encontramos grande dificuldade para conseguir informações, principalmente locais. As pessoas se mostravam receosas em conceder conteúdos para nossas produções, talvez por medo do poder público ou da repressão causada pelas relações sociais que tinham e que poderiam comprometer os entrevistados.

Coletamos informações, elaboramos infográficos, cobrimos eventos, trocamos e-mails com fontes oficiais, produzimos conteúdos audiovisuais durante nossas coberturas, entrevistamos a população marianense e tiramos conclusões de ambas as partes, para que o leitor/internauta pudesse seguir o caminho que ele julgasse correto.

Dentro da plataforma web, trabalhamos a capacidade de produção textual curta, objetiva e multimidiática. Estimulamos nosso leitor a interagir com tudo o que produzimos para colocar em prática o conceito do jornalismo colaborativo muito presente hoje em dia.

Produzir para o Antes do Fim foi uma experiência fantástica. Cobrir a editoria de saúde foi um desafio enriquecedor, desde as dificuldades encontradas durante nossos processos de produção até o conhecimento que agregamos sobre a ciência em si e a necessidade de sua boa aplicação para uma nação.

E vocês? Gostaram? Esse é nosso relato!

Agradecemos à Prof. Me. Verônica Soares da Costa pela oportunidade e esperamos receber um feedback de você, caro leitor!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: