Bastidores – A experiência com as Bandas Civis

Chegamos ao fim dessa série de reportagens sobre as bandas civis da cidade de Mariana. Realmente foi um trabalho muito gratificante de se fazer. Ao longo dessas semanas tivemos contato com diversas pessoas; entre elas, presidentes, maestros, músicos, moradores, sociólogos, que ajudaram na construção das matérias. Adquirimos um conhecimento único a respeito da importância dessas corporações para a cidade mineira. As bandas civis se constituem mesmo como a voz da comunidade marianense, levando a cultura do local para todos os cantos do país.

Foi um trabalho rico e que nos proporcionou muita sabedoria. Não imaginávamos que essa pauta renderia tanto conhecimento e que mudaria totalmente nossa visão com relação ao trabalho das bandas. As sociedades civis, de fato, carregam a tradição cultural da cidade, e o mais legal disso é que a população caminha junto, ajudando também na manutenção das bandas.

Dentre os aprendizados com essa experiência, podemos destacar a importância do reconhecimento dessas corporações por parte do governo público municipal e por parte dos moradores. O carinho em que os envolvidos nesse trabalho tem ao desenvolvê-lo, deve ser lembrado por todos nós e continuar ultrapassando gerações e se fortalecendo cada vez mais na cultura de Mariana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: