O berço da pedra sabão

Como aconteceu na maioria dos distritos, foi em busca de ouro que ali chegaram seus primeiros habitantes. Mas, ao invés de ouro, o que eles encontraram em abundância foi esteatita, mais conhecida como pedra sabão.

Chamada inicialmente de Santa Rita de Cássia, mudou o seu nome após  ser reconhecida como distrito de Ouro Preto. A origem do seu nome vem da Santa trazida pelos bandeirantes, que desde o início sempre teve muita devoção de sua população.

Vista parcial do distrito.

Vista parcial do distrito.

O distrito não possui um turismo muito desenvolvido, perde atenção para outras localidades, como Lavras Novas. A questão não é falta de atrativos e sim uma falta de incentivo. Atualmente, o local só recebe turistas em busca de artesanatos em pedra sabão.

Segundo o comerciante Domingos Gomes, não falta apenas apoio da administração, mas, também, da população do distrito e de investidores de fora. Domingos é o precursor dessa atividade no local. Através de parcerias com pousadas de outros distritos e da cidade de Ouro Preto, vem recebendo cada vez mais turistas à procura de peças de artesanato.

O comerciante tem a intenção de colocar Santa Rita no roteiro dos destinos mais procurados da região, e justifica dizendo que se Lavras Novas tem a fama que tem hoje é graças à criação de pousadas e  investimentos no turismo.

Em Santa Rita, a maioria das construções antigas não foi preservada, devido à falta de conhecimento dos moradores sobre a preservação e o crescimento da população. A atração principal do distrito, depois do artesanato, é a Igreja de Santa Rita de Cássia, que se localiza no centro do distrito. Sua construção é recente, do séc. XX. Havia, antigamente, uma capela do séc. XXVIII de pau-a-pique, que foi derrubada para a construção da atual igreja.

Igreja de Santa Rita de Cássia

Igreja de Santa Rita de Cássia

O local não possui pousadas (apenas um hotel pequeno), nem restaurantes, e muito menos algum centro de informações ao turista. O perímetro urbano é de fácil acesso, com uma estrada asfaltada e bem sinalizada.  Além da capela, da Igreja principal e do artesanato, a região ganha atenção pela sua natureza. No início da estrada de acesso ao distrito está a serra de Itatiaia, com a vista da cachoeira de mesmo nome e da lagoa do Taboão, muito utilizada por moradores da região para a prática de pesca.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Loja de artesanatos em pedra sabão

Loja de artesanatos em pedra sabão

Vista do interior da loja de peças em pedra sabão

Vista do interior da loja de peças em pedra sabão

Peças em pedra sabão

Peças em pedra sabão

Vista do centro do distrito

Vista do centro do distrito

Serra de Itatiaia

Serra de Itatiaia

Cachoeira de itatiaia

Cachoeira de itatiaia

Anúncios

Um Comentário

  1. Pingback: Lapidando distritos | Antes do fim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: