E você, vai de quê?!

Gersica Moraes e Tuanny Ferreira

Nas ruas das cidades, existem pessoas que, para evitar o trânsito pesado, ou pensando no meio ambiente, ou na própria economia financeira e na saúde, deixam seus carros de lado e se locomovem por meio de metrô, de ônibus, de bicicleta, de carona ou simplesmente vão a pé. Por que não?!

  • Dica de vídeo:

Pensando em formas de estimular a reflexão sobre o uso excessivo e maléfico de tantos carros em circulação diariamente, pessoas que acreditam que pequenas atitudes fazem a diferença, criaram o Dia Mundial Sem Carro. No dia 22 de setembro, cidades espalhadas pelo mundo realizam atividades em prol do meio ambiente e da qualidade de vidas dos centros urbanos.

Aqui nas cidades de Mariana, Ouro Preto e outras vizinhas, a boa e velha prática da carona ainda é muito utilizada por estudantes, trabalhadores e turistas – fato que diminui a circulação de carros com apenas um ou dois ocupantes e também, consequentemente, a emissão de gases poluentes na atmosfera, além de deixar mais dinheiro no bolso dos cidadãos.

São vários os benefícios desse tipo de atitude que, durante muito tempo, foi marginalizada e considerada uma prática perigosa, digna de roteiros de filmes de terror hollywoodianos.

Mesmo com iniciativas como estas, ainda existem transtornos que dificultam a mobilidade alternativa da população, como os altos preços das passagens de ônibus, que todo ano insistem em subir. Nem sempre a qualidade dos serviços oferecidos acompanha esse ritmo. Outro problema são as questões estruturais das vias, para quem opta por se locomover de bicicleta, patins ou skate, que muitas vezes estão em péssimo estado de conservação ou não são seguras o suficiente.

A sociedade está abrindo espaços para novas alternativas que possibilitam maneiras seguras de mobilidade e, ao mesmo tempo, cuidado com o meio ambiente. Pensando nisso,surgem os carros-conceito, com inúmeras inovações para o mercado automobilístico. Para um futuro bem próximo, quem sabe parecido com os dos filmes de cinema. Quer ter uma previsão do que vem por ai?!

E você, vai de quê hoje?!

Anúncios

Um Comentário

  1. Pingback: Cuidado, acidente na pista! | Antes do fim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: