Eles entendem de saúde: IX Conferência Municipal de Saúde de Mariana/MG

Marcelo Nahime Jr e Luma Oliveira

A Cerimônia de abertura da nona Conferência Municipal de Saúde de Mariana, começou na última sexta-feira 15 de março de 2013, às 19h no Centro de Convenções da cidade. A noite reuniu o poder público e membros da população marianense interessados em saber quais as diretrizes que as discussões sobre o Sistema Único de Saúde, iriam tomar. Idosos, crianças, jovens e adultos de variados bairros da cidade estiveram presentes para escutar o posicionamento do Secretário de Saúde, Germano Zanforlim de Araújo e demais autoridades. Com o tema “Compromisso e Gestão” o evento buscou facilitar o acesso do poder público às demandas da comunidade por meio de debates que surgiam a partir de questionamentos da população. A Conferência, que terminou dia 16, teve como objetivo, também, montar um Comitê de Ações que trabalhe junto à Secretaria de Saúde em prol das demandas do município.

O Secretário Germano, apresentou sua proposta em relação ao evento e garantiu que o tema é fundamental para o futuro promissor da saúde em Mariana/MG. Acompanhe o depoimento abaixo:

Depois de marcar presença na Conferência, nossa equipe foi às ruas para saber qual é, de fato, a opinião da população marianense sobre a saúde na cidade. Apesar da Conferência, ainda há insatisfação? Há pontos para melhoria? Quais as argumentações do povo frente às iniciativas do poder público?

Veja os depoimentos abaixo:

Quando falamos de saúde percebemos o receio presente no discurso, na maneira de se posicionar, se manifestar. Pessoas buscam se omitir para não correr riscos mesmo achando que comentar a saúde é falar mal de alguém, de alguma instituição. Durante nossas gravações, procuramos falar com uma senhora que nos disse: “Não irei falar com vocês, senão irei me sujar com meus ex-alunos, os atuais vereadores dessa cidade!”. Talvez falte transparência das duas partes: Governo x população. Por parte do Governo para deixar às claras os investimentos na saúde e, por parte da população para falar o que realmente pensam sem receio de opressões. Mariana, em Minas Gerais e o país, como um todo, precisam de informação, auxílio e melhorias no sistema de saúde pública.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: