Bandas Civis de Mariana e sua interação com a comunidade

Por Kíria Ribeiro e Thainá Cunha

As bandas civis de Mariana esbanjam música, cultura, tradição e ainda conseguem dialogar com os moradores da cidade. As sociedades musicais União XV de Novembro e São Sebastião prezam por essa interação e fazem questão de carregar o nome do município por onde se apresentam. Enquanto os moradores se dizem orgulhosos de serem representados por essas corporações.

O estudante Ricardo Alves, morador de Mariana, afirma que as sociedades musicais representam a arte e a crença da cidade.

“Nós, aqui da cidade de Mariana, temos o prazer de ter a XV de Novembro. Essa é uma banda que já tem uma grande história, diga-se de passagem, e isso contribui e muito para a memória daqui. Vejo gerações passarem por ela”, diz ele.

Para Ricardo, além das bandas introduzem uma noção musical aos integrantes, elas estimulam a parte sentimental e propagam o sentimento da música tocada ao ouvinte. O estudante acredita que falta incentivo dos governos municipais com relação às corporações. “Se não há praticamente assistência nenhuma nas escolas, eu imagino o investimento do governo nos movimentos culturais da nossa cidade. Mariana anda esquecida pelos governantes,” afirma.

Sociedade Musical União XV de Novembro preserva relação positiva com os marianenses.Fotos: Thainá Cunha

Sociedade Musical União XV de Novembro preserva relação positiva com os marianenses.
Fotos: Thainá Cunha

Já a dona de casa Edméia Saraiva diz que desde pequena acompanha apresentações das bandas civis de Mariana. “Gosto muito. Minha mãe sempre me levava para ver as corporações se apresentando, e agora eu levo a minha filha também. É muito bom escutar uma banda tocando em desfiles e procissões. Já faz parte da cultura marianense”, conta.

Para ela, as bandas desempenham um papel de suma importância para a cidade em geral.

“A cidade de Mariana é muito famosa também pela quantidade de bandas civis. Realmente, é muito gratificante fazer parte de um lugar em que o trabalho das sociedades é de fato valorizado por toda população”, diz ela.

Além do entretenimento que proporcionam as sociedades civis carregam também o papel do resgate cultural presente em Mariana e da manutenção daquilo que a faz uma cidade histórica, barroca e recheada por patrimônios materiais e imateriais. Dessa forma, os moradores antigos da primeira vila de Minas Gerais podem reviver suas memórias ao ouvirem a banda tocar, e os novos conhecer essa cultura que ultrapassa gerações.

Papel social das corporações de acordo com socióloga

Segundo a socióloga Giulle da Mata, as bandas civis constroem espaços de sociabilidade, afirmando uma determinada cultura e identidade. “As corporações revelam um ambiente de trocas e apropriações culturais. A cultura das bandas é, sem dúvida alguma, uma fonte importante de identidade local, além de constituir uma estratégia de luta pelo reconhecimento dessa identidade”, afirma ela.

Ainda segundo a socióloga, essas corporações são conjuntos associados ao espaço público, ocupado por uma coletividade. Com elas, os eventos públicos ganham um novo e poderoso ingrediente, sendo este capaz de mobilizar uma parcela significativa da população, despertando sentimentos coletivos.

Se tratando da cidade de Mariana, as bandas civis carregam consigo um papel de resgate dessa tradição cultural histórica. “As corporações fazem parte da cultura que complementa a paisagem cultural idealizada de Mariana enquanto cidade pequena, de interior, com seu ritmo mais lento, uma certa a-historicidade charmosa como definidora da essência mesma do que se entende por ser-mineiro”, conclui a socióloga.

 

O presidente da União XV de Novembro, Amadeu Silva e a secretária da banda, Hebe Rola falam da relação dos marianenses com a corporação. Clique e ouça no áudio abaixo:

Clique aqui para ler a série de reportagens sobre as corporações musicais de Mariana!

Anúncios

Um Comentário

  1. Pingback: Sociedades Musicais formam músicos em Mariana | Antes do fim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: