Intercâmbio é diferencial?

Paula Bamberg e Priscila Gomes

A experiência internacional não é apenas uma oportunidade para o candidato conhecer outras culturas e aprender uma nova língua, ela também enriquece o currículo e é fator de peso na hora da contratação em algumas empresas. Como vimos na experiência de Fellipe Faria, o jornalista que largou o emprego e a vida no Brasil para dar a volta ao mundo, na vivência fora do país o viajante entra em contato e aprende a adaptar-se a costumes diferentes, além de aprender a lidar com o desafio de passar por situações adversas e inesperadas.

De acordo com o supervisor de engenharia da EMBRAER, Rodrigo Maekawa, a facilidade de socialização de candidatos que passaram pela experiência do intercâmbio: “As pessoas com experiências internacionais demonstram mais facilidade de interação e trabalho em equipe. Demonstram também uma maior facilidade para compartilhar os sucessos e fracassos e as lições aprendidas nas situações inesperadas que encontraram em suas viagens pelo mundo”, destaca.

Idioma é principal exigência

Ainda hoje, a língua mais exigida pelas empresas é o inglês, mas outros idiomas começam a ganhar destaque. Isso ocorre pela existência de filiais em outros países e também pela interação de negócios entre empresas. Por esse motivo, as empresas passaram a investir em seus funcionários com políticas de incentivo ao aprendizado de línguas. Renata Alves, responsável pelo Recrutamento e Treinamento na Novelis de Ouro Preto, conta que a empresa possui um programa chamado Política de Educação Continuada, através do qual fornece uma ajuda de custo para os funcionários que querem aprender outro idioma.

A bagagem de conhecimento que uma pessoa adquire ao passar pela experiência no exterior faz com que ela possua características fundamentais e necessárias para alguém que deseja ingressar no mercado de trabalho, tais como a independência, a socialização e uma atitude proativa. Essas qualidades fazem o candidato se destacar na hora da entrevista.

E você, acha que está preparado para competir no mercado de trabalho?

Anúncios

Um Comentário

  1. Pingback: Excluir a área de humanas é a melhor forma de investir no Brasil? | Antes do fim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: