Um celeiro de músicos

Por Kíria Ribeiro e Thainá Cunha

Mariana é uma cidade que carrega história e um visual arquitetônico reconhecido em todo país. O patrimônio cultural da região é reforçado pelas sociedades musicais, que datam da segunda metade do século XIX e do início do século XX.

Ensaio da Banda São Sebastião de Passagem de Mariana.Foto: Thainá Cunha

Ensaio da Banda São Sebastião de Passagem de Mariana.
Foto: Thainá Cunha

Atualmente, são 21 bandas civis em Mariana e Ouro Preto, que participam ativamente da vida urbana dessas localidades e se apresentam em diversos eventos dos calendários municipais. A tradição do período colonial, influenciou a criação das bandas, onde suas apresentações eram exclusivamente religiosas e civis.

Sociedade Musical São Sebastião

Situada no distrito de Passagem de Mariana, a banda São Sebastião tem sua história ligada ao trabalho na Mina de Ouro. De 1910 à década de 30, ficou conhecida como Banda Operária e atuou com à Junta Beneficente, que adquiriu os instrumentos e fundou a banda. Um dos músicos de renome que passou pela São Sebastião e ajudou a fundá-la foi o maestro João Cavalcante, que fundou a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

A banda conta com 42 músicos em suas apresentações, todos formados dentro da Sociedade. Segundo o maestro Daltro de Paula Novais, a São Sebastião começou com o intuito de formar músicos para manter as festas religiosas da época. Atualmente, a banda visa a formação social e a identidade musical de seus integrantes.

“Queremos tirar os jovens das ruas e trazê-los para tocar na banda, contribuindo para a formação cidadã deles”, afirma o maestro.

Jovens integram a Sociedade Musical São Sebastião.Foto: Thainá Cunha

Jovens integram a Sociedade Musical São Sebastião.
Foto: Thainá Cunha

Assim como a Sociedade Musical União XV de Novembro, a Sociedade São Sebastião recebe uma verba anual do governo municipal de nove mil reais. De acordo com Daltro, a banda também realiza bingos e bailes para arrecadar mais dinheiro. “Precisamos de uma verba melhor, esse ano. Estamos nos reunindo com as bandas de outros distritos para discutir os problemas e soluções relacionados a essa verba” diz ele.

 

Saiba mais sobre a história da Sociedade Musical São Sebastião no áudio abaixo:

 

Clique e leia depoimentos dos músicos das bandas!

Anúncios

Um Comentário

  1. Pingback: Voz da Terra | Antes do fim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: