De onde vem a internet?

Lídia Ferreira e Tamires Duarte

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Reprodução Google

Em plena Guerra Fria, surge a rede mundial de computadores, inicialmente com objetivos militares. Em 1990 a internet começa a alcançar a população em geral. Além de facilitar a comunicação, torna-se a maneira mais rápida de compartilhar conhecimento.

Mas o que é conhecimento? Há quem diga que só é possível adquiri-lo por meio de raciocínio, estudo. Outros defendem a possibilidade de se conhecer através de experiências sensoriais, por dedução.

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Reprodução Google

Conhecer é o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa. É aprendizado, seja do mundo ou apenas de alguma teoria. Não entendemos? Conhecemos. Ou pelo menos é assim que deveríamos proceder. Aos estudiosos, torna-se hábito. Não seria possível considerar em detalhes a importância política e cultural do conhecimento nas sociedades atuais.

Atualmente, preza-se exaltadamente pela velocidade. Talvez, por isso, a internet seja o meio de conhecimento mais acessado. Ou talvez porque ela abarca a circulação de ideias, de manifestações artístico-culturais, valores, opiniões, perspectivas, sensibilidades e conceitos. Tudo ao alcance de todos, correto? Não. Apesar de o conhecimento ser visto como importante recurso para a sociedade, ele tem seu valor econômico. Nessa perspectiva privatiza-se. Limita-se o acesso àqueles que pagam por ele.

Hoje

No dia 11 de janeiro de 2013, o programador Aaron Swartz foi encontrado morto em Nova York, EUA. Swartz estava sendo processado por invasão de servidores e divulgação de documentos do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT). Ele havia sido indiciado em julho de 2011 por um júri, acusado de realizar um download massivo de documento do JSTOR, uma plataforma online de textos e artigos acadêmicos, e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), com a intenção de distribuí-los.

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Em 3 de dezembro aconteceu uma conferência da ONU em Dubai, Emirados Árabes, na qual o objetivo era discutir normas que padronizem e regulamentem as telecomunicações, em meio a temores de que os resultados afetem a liberdade da Internet.

Não há intenção de responder quem é o dono do conhecimento, mas expor os panoramas que circundam o assunto. Nessa perspectiva, abordaremos as noções de direitos autorais, a restrição de determinados conteúdos e o conceito de limites no meio virtual.

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