12 anos: Um período de transformações

Rafa Buscacio e Fernanda Mafia

Doze anos. Parece pouco, mas muita coisa aconteceu nesse tempo que separam os dois últimos “quase fins do mundo”. Um operário se tornou presidente do Brasil, e logo depois, quem diria, uma mulher! Na Bolívia, um indígena, Evo Morales, chegou à presidência.

Minorias

Nesse período, foi possível perceber que as minorias levantaram suas vozes: mulheres, negros e homossexuais. Isso é bem representado pelo fato da atual presidente do Brasil atender pelo nome de Dilma. As cotas sociais são uma realidade nas universidades brasileiras e, desde 2011, o casamento homossexual já está sendo regulamentado em vários estados do país.

Economia

O salário mínimo no Brasil sofreu uma variação de R$486, o que provocou um forte desenvolvimento econômico. Porém, a desigualdade social ainda caracteriza boa parte do país. A expansão do Bolsa Família, no governo Lula, abriu caminho para famílias carentes, muitas delas passaram a ter uma renda fixa, o que possibilitou uma transformação não só econômica, mas também sócio-cultural.

Educação

A universidade se tornou uma realidade na vida de estudantes carentes, tanto as privadas quanto as públicas acrescentaram oportunidades para esses alunos. As cotas ganharam um caráter mais efetivo, mostrando um novo panorama do que está começando a ser construído no país. Por mais que exista preconceito racial, as cotas representam a diferença que persiste, mas que deve ser destruída, oferecendo oportunidades a todas as pessoas. Os alunos de escolas públicas também estão nesse processo de reconhecimento, fazendo valer a educação para todos.

Essas transformações nesse curto espaço de tempo são muito significativas. As mudanças culturais, econômicas, políticas e sociais são reflexo de uma sociedade que está aprendendo a lidar com o novo. Para falar mais sobre isso, na próxima semana você confere uma entrevista com o professor de economia da UFOP, Edgard Leite.

Image

Foto: Jamylle Mol

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: