Lapidando distritos

Estação de Trem, distrito Passagem de Mariana

Estação de Trem, distrito Passagem de Mariana

Júlia Mara Cunha e Fernanda de Paula

Em meio às montanhas mineiras, encontramos uma grande diversidade cultural, natural e social. Uma das regiões mais famosas de Minas Gerais é a Estrada Real, criada no século XVII para fiscalizar a circulação das riquezas e mercadorias do estado.

O trajeto liga Diamantina a Paraty, no Rio de Janeiro e,  tem cerca de 177 cidades em seu entorno, sendo 162 no território mineiro, sete em São Paulo e oito na região fluminense.

Entre os municípios que mais se destacam no trajeto de Minas Gerais, temos Ouro Preto e Mariana, que recebem um grande números de turistas, vindos de todas as partes do mundo.

A importância histórica destas cidades é notável, porém, o turismo acaba centralizado nas sedes, devido à divulgação e à fama que as cidades históricas carregam. Mas, em seu entorno, existem distritos com riqueza cultural e beleza natural, que datam do século XVIII.

Mas por que será que estes distritos não são conhecidos pelos turistas?

Segundo uma das Coordenadoras de Turismo de Mariana, Érica Chaves, muitas cidades menores e distritos não têm infraestrutura para receber os turistas. “Não há restaurantes, pousadas, posto de informações. O visitante corre risco da porta das igrejas estarem fechadas, por isso, não incentivamos a atividade turística nestes locais”.

De acordo com Chaves, os únicos distritos que têm este tipo de estrutura são Passagem de Mariana e Cachoeira do Brumado, que têm o ecoturismo como uma das principais atrações.

Na região de Ouro Preto, a situação é quase a mesma: em geral, os turistas vão conhecer as belezas naturais, monumentos históricos e comprar artesanatos somente em Lavras Novas, já que a região tem uma infraestrutura melhor e é mais bem divulgada.

E você leitor, conhece alguns dos distritos de Mariana ou Ouro Preto?

Continue acompanhado a nossa reportagem para saber mais sobre outros atrativos da região do Ciclo do Ouro:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: