Dois fins: de 99 a 2012

Fernanda Mafia e Rafaela Buscacio

Uma pessoa com aproximadamente 20 anos provavelmente lembra-se da experiência de dois “quase fins de mundo”. O primeiro deles na virada do milênio, do ano de 1999 para o ano de 2000, o acontecimento foi chamado de “bug do milênio”. Em 21 de dezembro de 2012, a história se repetiu e, mais uma vez, graças a uma profecia maia, acreditava-se que o mundo acabaria nessa data.

Doze anos separam esses “dois quase fins”. Quais foram as mudanças no mundo durante esse período? Quais foram as mudanças econômicas e sociais? Nosso propósito é mostrar essas mudanças através de personagens. Crianças que nasceram em 1999/2000, como vivem hoje? E quanto aqueles que abriram seu próprio negócio ou ascenderam profissionalmente? Alguém que formou-se ou entrou na universidade, gente que se casou, ou mudou de cidade.

Para se ter uma ideia de como as coisas mudaram, em maio de 1999 o salário mínimo no Brasil era de 136 reais, hoje, fevereiro de 2013, o salário mínimo é de 678 reais.

Para falar da situação econômica, vamos falar com um economista. Um cientista social, para comentar as mudanças na sociedade, e um jornalista para destacar os principais acontecimentos nesses doze anos.

Afinal, o mundo não acaba, ele apenas muda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: