Você já pensou em ser voluntário?

Isadora Bruzzi e Paula Peçanha

O fim do mundo estava marcado para 21 de dezembro de 2012, mas não acabou. Sendo assim, o que você faria para que o mundo fosse um lugar melhor?

Ser voluntário pode ser uma atividade muito gratificante. Disponibilizar do seu tempo para ajudar o próximo pode gerar um retorno de aprendizado e crescimento pessoal. O voluntário ganhou o dia 28 de agosto no calendário pelo reconhecimento de seu trabalho.

Recentemente, o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social disponibilizou dados oficiais a respeito do voluntariado no Brasil, que se baseiam em pesquisa realizada pelas Nações Unidas em 2003. O documento se chama Handbook on Nonprofit Institutions in the System of National Accounts in Brazil (em tradução livre, Guia das Instituições Sem Fins Lucrativos nas Estatísticas do Brasil), que usou dados do Censo IBGE 2002. De acordo com o estudo, à época, havia 42 milhões de voluntários no país, cerca de 23% da população.

Se essa estatística mostra uma grande parcela da população de voluntários no Brasil, podemos esperar cada vez mais que a população contribua espontaneamente para auxiliar no voluntariado. E o que é melhor, hoje em dia não é preciso que você saia de casa para isso. Na internet, é possível voluntariar-se para ajudar milhões de pessoas.

Caso pareça um assunto próximo à sua realidade e você, leitor, queira contribuir para este trabalho, pode ser interessante entrar em contato conosco para fornecer informações acerca de pessoas que praticam este tipo de trabalho ou alguém que possa conversar com a gente. Nossa intenção é abordar grandes trabalhos voluntários que existem hoje no Brasil, mas também procurar exemplos para contar uma história de alguém que sente prazer em realizar ações sem receber nada em troca e possa falar sobre sua experiência.

Você pode ser um voluntário para auxiliar-nos na construção desta matéria e mostrar a importância do voluntariado que presta ajuda à outros que precisam.

Deixe seu comentário!

Um Comentário

  1. rindoni

    Voluntário para qual trabalho? To dentro desde já.

Deixe um comentário