Exposição em redes sociais, quem nunca?

Mariana Borba e Nathália Viegas

Você posta tudo o que faz durante o dia? Vê tudo o que as outras pessoas postam? Acha seguro ter um lugar para que essas informações sejam “compartilhadas”?
Confiar demais que não existe maldade do outro lado da tela pode ser um perigo. O assunto foi abordado com muita clareza por Christiane Lima que é assistente social, psicopedagoga e especialista em saúde da família.

“O que anda acontecendo que, de repente, certas pessoas acham natural indicar passos de suas vidas e suas localizações, 24h por dia? Parece que o fato de não ficarem olho no olho faz com que ignorem os perigos e acabem publicando informações demais. Não dá pra entender. De que adianta erguer muros altos em volta da casa, cercar-se de alarmes e dispositivos de segurança e deixar livre o acesso à vida pessoal através dos meios virtuais? Sobram informações sobre rotina diária, compras, e por vezes fotos íntimas. Qualquer um pode acessar essas informações.” diz a assistente social.

Essa é uma das questões centrais sobre os riscos que se assume quando a vida das pessoas é escancarada, só que dessa vez, a janela é a do inbox que sobe na tela. Quem são os indivíduos por trás da tela do computador, celular, ipad? Eles fazem dessa solidão um meio de se expressar, mesmo que ninguém os conheça?

Essas e outras perguntas, que moveram outras perguntas, tentam refletir sobre o que se pode ou não fazer em uma rede social, sem que a exposição extrema seja necessária. E mesmo que essa exposição seja procurada, qual a necessidade de dizer o que quer dizer, e pra quem?

Anúncios

  1. tamires1duarte

    quem foi o gênio que criou esta pauta?

  2. Não o conheço. Mas agradeço eternamente a sugestão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: