Música e História: Bandas Civis da cidade de Mariana

Kíria Ribeiro e Thainá Cunha

Quem já teve oportunidade de ver e ouvir as bandas civis de seus municípios tocando, sabe a emoção de acompanhar a tradição e a cultura levadas por músicos e maestros. Agora, imagine essa cultura incorporada em cidades históricas do interior de Minas Gerais. É o que acontece na cidade de Mariana.

As bandas de música dessa cidade são tradicionais, marcadas por elementos da prática cultural. Em relação à relevância das bandas de música brasileiras, fruto de uma tradição que vem desde os tempos remotos do Brasil colonial, as bandas atuam como celeiro de inúmeros gêneros musicais.

Qual será a contribuição dessas bandas para o processo cultural de uma sociedade? Será que elas criam espaços de sociabilidade que podem contribuir para o aprendizado musical e revelar artistas?

O que elas fazem para continuar tocando em diversos lugares da região dos Inconfidentes? Como acontece a manutenção dessas bandas? São bem remuneradas? Ainda são convocadas com a mesma frequência que antigamente para apresentações públicas?

Vamos enfocar essa possível problematização na matéria, fazendo um paralelo com outras bandas civis espalhadas pelo Brasil. Nosso objetivo é resgatar essa cultura da cidade. Mostrar como, apesar dos anos, as bandas civis continuam firmes e engajadas.

Para tal, pretendemos entrevistar maestros, músicos, sociólogos e a população da cidade de Mariana.

Deixe sua sugestão aqui no blog, opine. O que achou da pauta sobre Bandas Civis?

Anúncios

  1. Adorei a pauta. É importante resgatar e valorizar os artistas que não são muito conhecidos, ainda mais em uma cidade que possui uma cultura musical muito rica.

  2. chimato

    Muito bacana! Mariana é uma cidade muito rica musicalmente, infelizmente essa faceta da cidade não é valorizada como deveria

  3. ddavimachado

    Bela iniciativa! Ainda mais se abordar a relação das bandas com o poder público…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: