Quais foram os acontecimentos mais marcantes? – Parte II

Fernanda Mafia e Rafa Buscacio

Dando continuidade a publicação anterior, continuaremos relembrando os acontecimentos mais importantes de cada um dos anos compreendidos entre os dois últimos “quase fins do mundo”.

2001

11 de Setembro – Atentados de 11 de setembro, em Nova York

Considerado o maior ataque terrorista da história, no dia 11 de setembro de 2001, o mundo voltou os olhos para Nova York. Na manhã daquele dia dois aviões foram sequestrados por terroristas e se chocaram nos prédios do World Trade Center. Houve também ataques em Washington, no Pentágono. Além disso, um quarto avião caiu em um campo próximo à Pittsburgh. O total de mortos nos ataques foi de 2.996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. Os ataques foram atribuídos a rede terrorista Al Qaeda.

Falecimento do escritor Jorge Amado, do beatle George Harrison e da cantora Cássia Eller.

Jorge Amado foi um escritor baiano, autor de livros de sucesso como “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “Capitães de Areia”, “Gabriela, Cravo e Canela”, entre outros. Estudou na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, trabalhou com jornalista e chegou a ser eleito Deputado Federal pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro). Jorge Amado faleceu em 6 de agosto de 2001 vítima de uma parada cardiorrespiratória, aos 88 anos.

“Here comes the sun, here comes the sun, and I say, it’s all right”. O compositor desses versos, o beatle George Harrison, nasceu em 1943, em Liverpool, Inglaterra. Sua carreira abrangeu diversas áreas, Harrison atuou como guitarrista, cantor, compositor, ator e produtor de cinema. Nos anos 60 envolveu-se com a cultura indiana, difundindo-a e disseminando-a pelo ocidente. Em 29 de novembro, morreu vítima de um câncer de pulmão.

Ainda no ano de 2001, o Brasil perdeu uma de suas mais promissoras cantoras: Cássia Eller. Apesar de curta, sua carreira musical foi marcante. O ano de sua morte, foi muito produtivo para a cantora: ela havia se apresentado com sucesso no Rock in Rio III para cerca de 190 mil pessoas, gravou um DVD Acústico MTV, nos moldes que gostava de tocar, e apresentou-se no VMB da MTV ao lado de Rita Lee, Roberto de Carvalho e Nando Reis. Cássia faleceu em 29 de dezembro, com apenas 39 anos, vítima de um infarto do miocárdio. Cássia deixou um filho, Chicão, hoje com 19 anos, que ficou sob a guarda de sua companheira Maria Eugênia.

2002

30 de Junho – Falecimento de Chico Xavier

Chico Xavier foi um médium e dos maiores divulgadores do espiritismo no Brasil. Morreu aos 92 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Amigos do médium relatavam que ele dizia que gostaria de desencarnar em dia que o Brasil estivesse em festa. No dia do seu falecimento os brasileiros festejavam a conquista da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira de Futebol.

27 de Outubro - O ex-metalúrgico Luís Inácio Lula da Silva do PT é eleito Presidente da República

Após três tentativas, Lula foi eleito Presidente da República em eleição disputada em dois turnos. O segundo turno foi disputado com José Serra. No seu discurso de posse, Lula afirmou: “E eu, que durante tantas vezes fui acusado de não ter um diploma superior, ganho o meu primeiro diploma, o diploma de presidente da República do meu país.

2004

24 de Janeiro - Criada a rede social Orkut e 4 de Fevereiro - Criada a rede social Facebook.

O Orkut é uma rede social filiada ao Google. A maioria dos usuários dessa rede social são brasileiros e indianos. O Facebook é hoje a rede social mais utilizada no mundo por usuários ativos. Inicialmente o Facebook foi criado para ficar restrito aos estudantes da Universidade de Havard.

Logo do Facebook

Logo do Facebook

Logo do orkut

Logo do orkut

5 de Junho – Falecimento de Ronald Reagan

Ronald Reagan foi um ator e político norte-americano. Ficou na presidência dos EUA de 1981 a 1989, sendo sucedido por George W. Bush. 69 dias após sua posse do primeiro mandato, Reagan sofreu um atentado, em que foi baleado. Foi um Faleceu com 93 anos, vítima de uma pneumonia, depois de ter vivido 10 anos com a doença de Alzheimer.

2005

2 de Abril - Morte do Papa João Paulo II

Tendo sido o terceiro maior pontificado da história, totalizando 26 anos, o Papa João Paulo II foi dos mais queridos e populares papas da história. Seu pontificado ficou marcado por sua luta conta o comunismo e por buscar um diálogo e afinidades com as mais diversas religiões. Em 1981 o Papa sofreu uma tentativa de assassinato na Praça de São Pedro. Faleceu vítima do agravamento da doença de Parkinson.

22 de Julho: O brasileiro Jean Charles de Menezes é confundido com terrorista e morto por policiais em Londres.

Jean Charles vivia há 3 anos em Londres quando foi confundido com um terrorista e assassinado por policiais dentro de uma estação de metrô. Várias versões foram dadas pela polícia de sobre a morte do brasileiro, que trabalhava como eletricista na Inglaterra e tinha 27 anos quando faleceu. Em 2009, foi lançado o filme Jean Charles.

A morte do brasileiro Jean Charles de Menezes sendo noticiada pela BBC.

A morte do brasileiro Jean Charles de Menezes sendo noticiada pela BBC.

29 de Agosto - O Furacão Katrina 

O furacão Katrina foi um dos mais destruidores a atingir os EUA, causando a morte de aproximadamente mil pessoas e prejuízo de mais de 1 bilhão de dólares. A área que foi mais fortemente atingida foi a cidade de Nova Orleans.

Estragos causados pelo furacão Katrina

Estragos causados pelo furacão Katrina

About these ads

Um Comentário

  1. Pingback: Quais foram os acontecimentos mais marcantes? – Parte III | Antes do fim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: